sexta-feira, junho 15, 2007

(Matéria e Ensaio fotográfico sobre o patrimônio de Curitiba, as fotos da 19 de Dezembro não são minhas.)

Curitiba - Patrimônio agredido

Considerada uma cidade muito bem projetada arquitetonicamente, Curitiba é exemplo em soluções de urbanismo, educação e meio ambiente. No entanto, existem problemas que incomodam a população: a falta de manutenção de praças e o vandalismo, elementos comuns em Curitiba, mostram que o patrimônio público poderia estar em melhores condições. Enquanto algumas partes da cidade estão em ótimo estado, outras são destruídas pela ação dos vândalos.

É Possível encontrar pichações em muros, paredes de prédio, praças e até parques. Existem ainda banheiros destruídos, vidros quebrados e lixeiras incendiadas.Os semáforos, placas de trânsito e os próprios ônibus da cidade também não escapam dos vândalos. Segundo a URBS os quase mil e oitocentos ônibus do transporte público de Curitiba estão com seus vidros riscados. São quase 32 mil janelas com rabiscos feitos com objetos pontiagudos.

Os números realmente assustam. De acordo com a prefeitura, Curitiba tem um prejuízo de 3 milhões de reais por ano, só com o vandalismo. Esse dinheiro poderia ser investido em escolas, hospitais, parques...

O sistema de iluminação da cidade também sofre do mesmo problema. Nos primeiros seis meses de 2003 foram atendidas 20 mil reclamações sobre o sistema de iluminação de Curitiba. O vandalismo contra lâmpadas e luminárias abrange 20% de todos os atendimentos realizados, ou seja, 4 mil ligações apenas para reportar o vandalismo. Várias campanhas contra a depredação do patrimônio têm funcionado satisfatoriamente, mas mesmo assim ainda existe um longe caminho para ser percorrido.

Conhecida como a capital ecológica, nossa cidade também perde árvores, cerca de 40% das mudas que são plantadas vão para o lixo por causa da ação dos vândalos, são aproximadamente 5 mil árvores todo ano.

A destruição do patrimônio público ainda faz parte da cultura de muitos jovens, nem sempre de família pobres. Os grupos e marcam o "território" pelas pichações nos muros e ônibus. Infelizmente, essa forma de agir ainda destrói grande parte do patrimônio público.

Fonte dos dados: Prefeitura de Curitiba e URBS
















3 comentários:

Anônimo disse...

eh betoso...
passei aki semana passada...
e aonda hj n tem nenhum coment..
triste neh 1?!!?!

bom...
soh pra n ficar no vacuo intaum..
heheheheh

eh isso aih...
n ao vandalismo !!!!!!
denuncie !!!!!
( pouts..eu n sei o nº... ¬¬ )

hujes...

Miguel Del Castillo disse...

vcs reclamam de barriga cheia, vem pro Rio pra ver o que é vandalismo de verdade! hehe

mas, uno-me ao "diga não ao vandalismo". afinal, qual a graça?

Beto disse...

Danke schön Thomas. Du bist Super :D'

Vlw comment miguel, qqr hora entro no seu blog denovo :)

Obrigado por ler, nos visite mais vezes!