sábado, julho 21, 2007

Significantes e Significados.

Eles são irmãos, costumam andar juntos. Significante sem significado existe, mas significado sem significante não. Ok, vou parar de te confundir e explicar quem eles são. Significante é toda coisa que possa transmitir um significado: um símbolo, uma imagem, uma palavra... Agora você deve estar se perguntando por que papagaios eu estou tentando te ensinar língua portuguesa. Eu não vou te dizer. Ha! ...Mas você vai entender, não se preocupe. Vou chamar o pedaço seguinte do texto de "Os Três Estágios da Loucura":

  1. Quando alguém muito inteligente vai te persuadir para que você compre alguma coisa, ele vai tentar te vender um significado, não um significante. Isso significa que a propaganda não vai ficar falando que a Coca-Cola é nutritiva, saborosa, bonita, legal... ( Coca-Cola é o significante ) Pois você sabe que isso é mentira, ou que isso pode ser facilmente descomprovado. ( yes, outra palavra nova! ainda vou fazer um dicionário das palavras do meu vocabulário que não existem ) O maquiavélico e sem coração, o publicitário, vai tentar colocar na sua cabeça que Coca-Cola tem algum significado. Ele vai falar "Viva o lado Coca-Cola da vida". Assim você vai pensar que o lado Coca-Cola da vida é o lado bom da vida :) . Ele não está vendendo Coca-Cola, ele está vendendo felicidade. Claro que nós não somos tão idiotas a ponto de pensar que seremos mais felizes ao tomar Coca-Cola... ou somos?
  2. Bom, já sabemos que é possível dar significados para coisas como refrigerantes. O segundo estágio da loucura é mais horripilante ainda. Além de dar significado a coisas que não tem, os pubs ( vou apelidar assim os cupins da nossa sociedade!! se tem algum pub lendo isso, não me leve a mal :) ) tiram os significados das coisas que têm. O mais triste é que é fácil provar isso; são poucas as pessoas que sabem o que é "amor". Se você perguntar para alguém na rua o que é essa palavra, algumas coisas vão acontecer. Primeiro: a pessoa vai começar a resposta como "para mim"... Para mim o amor é... Cá entre nós, o amor é uma coisa só para todo mundo. Ao achar que é ele é de um jeito "para você" e de outro para outra pessoa, é porque talvez não saibamos o que o amor é. Bom, a questão é que para muita gente a palavra "amor" tem um significado bem subjetivo. Se você é uma dessas pessoas, vai ler a Bíblia! ( Eu não estou brincando! )
  3. Para quem toma Coca-Cola todo dia e ainda continua triste, ou para quem acha que amor sem sexo é amizade ( como diria nossa amiga Rita Lee! ) aqui está o terceiro estágio da loucura. Ao habitar o planeta Terra, nós temos que ter consciência de que vão tirar o significado das coisas que o têm e também de que vão dar significado às coisas que não têm! ( Se você souber disso você já vai ser bem feliz!! ) Mas se você quer mais, saiba que além de dar e tirar significados nossa sociedade troca significados. Pausa. Bom, se você só quer ser feliz, pare de ler o texto agora, pois conhecer a verdade pode te dar paz mas nem sempre vai te dar felicidade. ( Os ignorantes são mais felizes... ? ) O que eu quero dizer é que o Jornal Nacional é uma grande mentira, assim como quase toda a televisão é e tantos jornais impressos são. Evite confiar neles... Não sei como terminar meu texto.
Fim.

terça-feira, julho 17, 2007

Bom , o flickr está atualizado com algumas fotinhos novas.
http://www.flickr.com/photos/9442979@N04/

Só pra não dizerem que não escrevi nada, um poema:


Onde você vê...

Fernando Pessoa

Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.

Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.

Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.

Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.

E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.

"Porque eu sou do tamanho do que vejo.E não do tamanho da minha altura."
Obrigado por ler, nos visite mais vezes!